Artur Homem, nascido em Oliveira do Hospital no ano de 1964, revela desde tenra idade um profundo sentido estético e sensibilidade artística. Em criança, já estava envolvido na criação de maquetes, influenciado pelo pai, que era engenheiro civil. Esses primeiros passos, na conceção e execução de maquetes, influenciaram a sua decisão em prosseguir a área artística.
Ingressa na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, concluindo a licenciatura em 1987, no curso de Design de Equipamento. Em 2011 regressa à Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, concluindo em 2013 a parte curricular do Mestrado em Design de Equipamento, ramo Design Urbano e de Interiores, que lhe confere o Diploma de Estudos Pós-Graduados.
Desde 1997 que a sua principal paixão e foco artístico tem sido a aguarela, começando por registos muito realistas, dos quais se afastou, dando lugar a trabalhos em que a espontaneidade da pincelada e a expressividade são primordiais.
Artur Homem encontra inspiração em artistas consagrados como Joseph Zbukvic e Alvaro Castagnet, entre outros, bem como no Movimento Impressionista, surgido na segunda metade do século XIX, que influenciaram o seu estilo e abordagem à aguarela.
Atualmente, vive numa pequena vila na zona oeste, onde a sua criatividade encontra inspiração e estímulo, na beleza da natureza e no ambiente que o rodeia.
Tem participado em exposições individuais e coletivas e faz com frequência exposições para um público restrito, no seu atelier na Praça da Fruta (Caldas da Rainha) para corresponder a solicitações dos amantes da sua obra. De 29 de julho a 17 de agosto de 2024, abriu pela primeira vez o seu atelier para o público em geral com a exposição intitulada “Summer Time”. Os seus trabalhos podem ser visitados por marcação prévia.